Música Livre
Muito já se falou sobre software livre e suas vantagens. Eu sou um adepto da ideologia, muito embora ache que muitos dos entusiastas se desvirtuem no caminho de divulgação da mesma. A mistura de software livre com capitalismo nem sempre dá muito certo, e o fato é que ainda estão se descobrindo, aos poucos, algumas receitas de sucesso. O que não impede que muitos fracassos ocorram pelo caminho.
Se software deve ser livre, pois é algo imaterial, que pode ser copiado, melhorado e redistribuído com melhorias, por que não outras coisas boas da vida? Como música...
Antigamente tudo bem, cada um tinha seu disco e era meio difícil de copiar, o máximo que dava pra fazer era passar pra uma fita k7 (vocês se lembram disso? vai ser objeto de museu com certeza).
Hoje cada pessoa que possui um computador com acesso a internet pode baixar músicas (livremente por enquanto). É sabido, todavia, que o processo de baixar músicas, ouvir e gravar sem autorização do autor da obra é crime. Ninguém quer ser criminoso, mas escutar música boa é tão legal...
Pouca gente tem dinheiro pra comprar um cd original, (que deve estar custando hoje na faixa de uns $25 a $40 reais) ou seja, uns 10% do salário mínimo. Quem quer dar esse valor num cd que tem mais ou menos 15 músicas? E pior, às vezes você só gosta de uma, no máximo duas.
E por que as coisas funcionam desse jeito?
Talvez as grandes gravadoras e distribuidoras não se interessariam mais por gravar e publicar artistas já que as pessoas não irão mais comprar os cds. Lobão uma vez gravou e propagou seus cds por bancas de revista a preço mais acessível, mostrando que é possível viver sem as grandes gravadoras.
Existe um "negócio" no software livre que chamam de "Make a donation", ou seja, se você tem um software livre é meio difícil cobrar por ele já que todo mundo pode copiar a vontade, porém, se aquilo é útil e você sente-se com peso na consciência por usar um software que o cara deve ter se matado pra fazer, você pode ir lá e dar uma contribuição em dinheiro. Por que músicos são tão orgulhosos? Tenho certeza de que os fãs adorariam colocar dinheiro no chapéu dos seus ídolos.
Se perde-se com a venda dos álbuns, ganha-se com o reconhecimento da banda. Boas músicas se espalhariam e logo todo mundo saberia a letra. Os shows seriam mais apreciados, logo, mais dinheiro, mais reconhecimento. Talvez não funcione muito bem porque o Brasil passa por uma crise musical, mas isso é opinião muito pessoal.
Existe uma licença da Creative Commons que permite tudo isso, preservando os direitos autorais do autor. E você pode escolher se vai deixar outras pessoas alterarem livremente, ou não. Mas o mais legal mesmo é deixar todo mundo livre pra fazer o que quiser da música, inclusive parodiar. Quem é o artista que não quer que sua música seja conhecida?
Não sou apenas entusiasta do software ou da música livre, acredito que toda a cultura devesse ser distribuída livremente, afinal de contas "nada se cria, tudo se copia".


